Apresentação

O jacinto-de-água (Eichhornia crassipes (C.F.P. Mart.) Solms-Laub.) é uma das plantas invasoras exóticas (listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho) causadora de vários impactos nos ecossistemas em Portugal. Forma tapetes que podem cobrir totalmente a superfície da água levando à diminuição da qualidade da água, redução da biodiversidade aquática e entupimento dos canais.

O projeto I&D BioComp_2.0 visa a produção de compostos orgânicos biológicos para a valorização de resíduos de jacinto-de-água e subprodutos resultantes das atividades agropecuárias, florestais e agroindustriais e é no âmbito deste projeto que se apresenta esta página onde se pretende reunir informação sobre o jacinto-de-água.

São parceiros deste projeto a Colina Generosa, a Escola Superior Agrária de Coimbra e o Instituto Politécnico de Bragança.

 

Generalidades

O jacinto-de-água é uma planta herbácea, perene, aquática, rizomatosa, que se propaga por sementes e vegetativamente e geralmente flutuante. Apresenta floração estival, com um período de floração muito curto (2 a 3 dias).

 

Taxonomia e Morfologia

  • Reino:  Plantae
  • Filo: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Subclasse: Liliidae
  • Ordem: Liliales
  • Familia: Pontederiaceae
  • Genero: Eichhornia
  • Espécie: Eichhornia crassipes (Mart.) Solms

 

Nomes Comuns

Português: jacinto-de-água ou jacinto aquático;

Inglês: floating water hyacinth; lilac devil; Nile lily; pickerelweed; water orchid; water violet;

Espanhol: aguapey; cola de pato; hierba jicotea; lagunero; lechuguilla; lila de agua; lila de caño; pontederia azul; reina del agua; taruya;

Francês: bofinace; héliotrope; jacinthe d’eau.

 

Morfologia

Folhas: aéreas, crescendo em tufos, com limbo romboidal a suborbicular; pecíolos de comprimento variável, os mais curtos muito intumescidos na metade inferior, e todos contendo aerênquima esponjoso.

Flores: azuis/violetas, com 5-7 cm de diâmetro, reunidas (8-12 flores) em espigas com cerca de 15 cm; anteras amarelas, variegadas de azul.

Frutos: cápsulas com 3 valvas que contêm inúmeras sementes (entre 3 e 450) de pequenas dimensões.

 

Distribuição

Área de distribuição nativa: Bacia Amazónica – América do Sul

Distribuição em Portugal: Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Algarve, Ilha Terceira.

 

 

 

pt_PTPortuguês